top of page
  • Foto do escritorIasmin Penido

Dicas para dormir melhor


O sono é muito importante para o nosso funcionamento. Barlow (2016) aponta que o sono está associado a conservação de energia e restauração do nosso organismo, bem como a aprendizagem, memória e processamento emocional. O sono muda ao longo da vida. Crianças, adolescentes, adultos e idosos tem necessidades diferentes em relação a isso. Mas podemos afirmar que o sono é essencial em todas as fases.
A regulação do sono pode ser entendida pela atuação conjunta de dois processos: homeostático e circadiano. O primeiro diz respeito ao equilíbrio entre a privação e a saciação, que é a tendência de dormir quando se foi privado de sono e a redução da probabilidade de dormir quando o sono já foi saciado. Depois de tirar um longo cochilo de tarde, é menos provável que uma pessoa consiga dormir cedo de noite, por exemplo. O processo circadiano é o relógio biológico interno das nossas funções biológicas, como as variações de temperatura e melatonina, além do nosso nível de alerta durante o dia.
A dificuldade em dormir pode trazer prejuízos consideráveis para nossas atividades do dia a dia. Ademais, interfere no nosso sistema imunológico, neuroendócrino e cardiovascular. A saúde mental também é comprometida, já que a falta de sono pode acompanhar transtornos psicológicos ou até mesmo causá-los.
Pensando na importância de dormir bem para nossa vida, preparei dicas simples para te ajudar. Para um protocolo individualizado de tratamento para o sono, entre em contato e agende uma consulta.


3 dicas para dormir melhor


- Controle seu ambiente: mantenha o quarto silencioso, fresco e escuro. É importante evitar luminosidade no momento de dormir, como o uso de telas. Caso seja difícil para você ficar sem televisão ou celular, tente diminuir o tempo.
- Crie uma rotina relaxante: faça atividades que ajudem seu organismo a relaxar e se preparar para o sono. Você pode tomar um banho morno, colocar uma roupa confortável, beber um chá, ouvir uma música suave. Escolha a rotina que melhor funcione para você e tente repeti-la todos os dias.
- Administre as preocupações: a preocupação com diversos assuntos enquanto estiver na cama pode dificultar o sono. Então não tente controlar ou reprimir os pensamentos "negativos", pois eles tendem a aumentar. Deixe os pensamentos entrarem e saírem da sua mente até que eles percam a força. Você também pode tentar valorizar as experiências positivas que teve ao longo do dia.



BARLOW, David H (Org). Manual clínico de transtornos psicológicos: tratamento passo a passo. 5 ed. Porto Alegre: Artmed 2016.


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page