top of page
  • Foto do escritorIasmin Penido

Psicoterapia online

A pandemia da Covid-19 mudou o cenário mundial. Repentinamente a população se viu assombrada por uma doença desconhecida, da qual a estratégia preventiva exigia o isolamento social. Medo do adoecimento, estranhamento com a mudança de rotina, saudade de pessoas queridas foram sentimentos comuns nesse período.
A saúde mental das pessoas foi impactada. Com esse quadro, aumentou-se a necessidade dos cuidados nessa área, como tratamento psicológico. A psicoterapia online se mostrou como uma alternativa eficaz para o cuidado em saúde mental. É uma forma de atendimento terapêutico que utiliza a tecnologia para que psicólogos e clientes se comuniquem remotamente. A psicoterapia online é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e segue os mesmos princípios éticos e técnicos da psicoterapia presencial.
Mesmo após a redução da indicação do isolamento social, o atendimento virtual ainda é interessante para muitas pessoas. Além de trazer o ganho de qualidade de vida para o cliente, a modalidade online conta com outras vantagens. Como não há necessidade de deslocamento, diminui-se o gasto financeiro e temporal que seria dispendido com isso. O maior nível de privacidade e conforto também é um benefício.
Ao procurar um psicólogo para atendimento online, certifique-se que o profissional possui registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CFP) e cadastro habilitado para atendimento psicológico por meio de tecnologias da informação e da comunicação. Isso pode ser verificado, respectivamente, nos endereços Cadastro Nacional de Psicólogas(os) (cfp.org.br) e Cadastro e-Psi - Psicólogas(os) cadastradas(os) para Atendimento on-line (cfp.org.br).
Como psicóloga, eu tenho experiência com a psicoterapia online desde o início do isolamento social e tenho observado muito potencial terapêutico. Caso você esteja considerando iniciar um processo terapêutico online, entre em contato para mais informações e agendamentos. Pense nisso como uma oportunidade de se cuidar de uma maneira mais confortável para você.



Orientações para a consulta psicológica online:
- Após entrar em contato e ajustar todos os combinados, esteja disponível para a videochamada (chamada que alia vídeo e voz) no horário agendado.
- Procure um local tranquilo, para que sua privacidade seja preservada e não haja possíveis distrações.
- Tenha em mãos um dispositivo de tecnologia que possibilite uma videochamada, como um celular, um computador ou um tablet.
- Certifique-se que haja conexão com a internet.
- Aguarde uma mensagem no WhatsApp com o link da chamada de vídeo. Geralmente eu utilizo o Google Meet, mas pode ser outra ferramenta que você tenha mais familiaridade.
- A duração da videochamada é cinquenta minutos em média. Reserve esse tempo para você.


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page